Notícias CEEE

CEEE assina Contrato de Gestão

Companhia ajusta o cumprimento das Diretrizes do Governo do Estado.

Por admin / Publicado: 18/03/2008 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

O Presidente José Francisco Pereira Braga e os diretores do Grupo CEEE assinaram, nesta terça-feira (18), o Contrato de Gestão firmado entre o Governo do Estado e sete estatais (CEEE, CRM, Sulgás, Corsan, Ceasa, Corag e Procergs). Os instrumentos acordados buscam ampliar os investimentos, que promovam o desenvolvimento gerencial, a qualificação de recursos humanos, bem como melhorar o desempenho financeiro, a eficiência e os indicadores específicos de cada instituição.

Com autonomia gerencial, as empresas buscam atingir as suas metas, a partir do compromisso existente com a secretaria a qual estão vinculadas e a Secretaria do Planejamento e Gestão. O presidente do Grupo CEEE, José Francisco Pereira Braga, afirma que disponibilizará toda dedicação e empenho da diretoria e do corpo funcional, a fim de que as metas definidas até o ano de 2010 contemplem as expectativas gerenciais constantes no Contrato de Gestão.

Para a governadora Yeda Rorato Crusius, "estamos apresentando o nosso modelo de gestão, uma modificação de paradigmas, um jeito diferente, mais eficiente e transparente. Através do uso de práticas modernas de gestão, estes contratos representam o compromisso com resultados e eficiências nas ações que serão desenvolvidas nos próximos anos".

No segmento da energia elétrica, as empresas que constituem o Grupo CEEE, a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) e a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT) estabelecem, a partir desta data, o cumprimento de metas de resultados, que assegurem o aumento da produtividade e qualidade dos serviços prestados, promovendo, paralelamente, a rentabilidade empresarial. O objetivo principal é ampliar a satisfação dos usuários, bem como contribuir para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.

O comprometimento da CEEE-GT é assegurar a operação e manutenção do sistema de geração, conforme os requisitos de confiabilidade, qualidade e continuidade definidos nos contratos feitos com a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que é o órgão que regulamenta e fiscalização o Setor Elétrico, e atender, também, aos procedimentos do Operador Nacional do Sistema (ONS). A Companhia planeja realizar a expansão da geração hidrelétrica no Estado. A empresa possui, hoje, 15 usinas, com potência instalada de 910,6 MW (megawatts), além da participação nas usinas de Dona Francisca, Machadinho e Ceran.

A CEEE é proprietária da maior parte das linhas de transmissão (98%) e subestações na tensão de 230 kV disponibilizadas para Rede Básica no Estado, e pelas instalações de conexão, em tensão menor ou igual a 138 kV, que são de uso exclusivo de geradores e distribuidores de energia. Estas instalações viabilizam o suprimento de energia às concessionárias AES Sul e RGE, além da própria CEEE, bem como a consumidores livres, produtores independentes (AES Uruguaiana, UHE Dona Francisca, UTE Canoas) e as empresas de geração CGTEE e Tractebel.

Com a CEEE-D está a responsabilidade de promover a ampliação e manutenção do sistema elétrico de Distribuição, na área de concessão, situada na região sul-sudeste do Estado, que compreende as regiões metropolitana de Porto Alegre, litoral norte e litoral sul do Estado, e atende a 72 municípios, que correspondem a 32% do mercado consumidor gaúcho, cerca de 1 milhão e 380 mil clientes.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde