Notícias CEEE

CEEE alerta alunos de Alvorada sobre cuidados no uso da energia elétrica

Palestras foram realizadas na quinta-feira, 16, e reuniram 300 alunos da Escola Padre Léo Seidel

Por admin / Publicado: 16/07/2015 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

Aproximadamente 300 alunos da Escola de Ensino Fundamental Padre Léo Seidel, de Alvorada, participaram das palestras sobre uso correto e eficiente da energia elétrica ministrada por técnicos do Grupo CEEE. A atividade, realizada a pedido da própria escola ao longo do dia 16 de julho, teve o objetivo de ampliar o conhecimento sobre as boas práticas no uso da energia elétrica.

O destaque das palestras nesse dia foi a segurança e a ação integra o projeto “Deixe essa energia passar – A CEEE só leva coisas boas para você”, que busca conscientizar o público sobre os perigos e danos que podem ocorrer com a utilização inadequada da energia elétrica, especialmente nos segmentos da construção civil, ligações clandestinas, instalação de antenas, máquinas agrícolas próximas às linhas de transmissão e em brincadeiras envolvendo pipas (pandorgas) e jogos de futebol.

Conforme a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), em 2013, o principal motivo de acidentes envolvendo contato com fios da rede elétrica e que resultaram em óbitos foi gerado na construção e manutenção predial (31,8% dos casos de mortes). Em segundo lugar, aparecem as ligações elétricas clandestinas com 12,9% das ocorrências, dentre as 14 categorias monitoradas.

Durante as palestras, os técnicos reforçam, ainda, dicas sobre eficiência energética e prestam esclarecimentos gerais sobre todo processo da energia elétrica, que envolve a geração, a transmissão e a distribuição de energia elétrica. Além disso, são divulgadas as formas de acesso com os serviços da Companhia e a possibilidade de recebimento da conta de luz por e-mail. O telefone da Central de Teleatendimento é o 0800.721.2333. Em caso de falta de energia, o cliente da CEEE pode enviar um torpedo, enviando uma mensagem para o número 27307, com a palavra luz e o número da instalação, que está no canto superior direito da fatura de energia elétrica.

 

Dicas Importantes:

·         Não mexa com eletrodomésticos em locais com água ou umidade, nem com as mãos ou pés molhados; a água torna o choque muito mais perigoso;

·         Antes de trocar uma lâmpada, desligue o interruptor, não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca e não exagere na força ao rosqueá-la;

·         Tês ou benjamins não devem ser utilizados em caráter definitivo, pois podem sobrecarregar o circuito.

·         Não abra a porta da geladeira por tempo prolongado sem necessidade; não guarde alimentos e líquidos quentes; não forre as prateleiras da geladeira com pláticos; a vedação da porta deve estar em bom estado; instale o aparelho em lugares ventilados e longe da luz solar  e não pendure roupas na parte de trás da geladeira.

·         Econonomize cerca de 40% da energia elétrica consumida no chuveiro usando a chave na posição verão; não tente reaproveitar uma resistência queimada, pois isso acarreta aumento de consumo de energia. Evite, também, banhos demorados.

·         Oriente as crianças a brincar longe da rede elétrica e que empinar pipas somente deve ocorrer em locais abertos e afastados da eletricidade. Nunca use fios metálicos ou cerol e se a pandorga ficar presa, não tente resgatá-la.

·         Aproveite ao máximo a luz natural e evite acender lâmpadas durante o dia, e não esqueça de apagá-las quando não estiverem sendo utilizadas;

·         Dê preferência as lâmpadas fluorescentes compactas circulares;

·          Não deixe a televisão ligada, quando ninguém estiver assistindo;

·          Evite o hábito de dormir com a televisão ligada.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde