Notícias CEEE

CEEE é parceira para levar banda larga a serviços públicos do interior

Também fazem parte da união de esforços Procergs e Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital

Por admin / Publicado: 15/06/2012 Última modificação: 18/10/2019 16h27

Compartilhar

A prestação de serviços públicos à sociedade gaúcha deu, nesta sexta-feira, 15, um passo a mais para melhorar sua qualidade. Grupo CEEE, Procergs e Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital assinaram um termo de compartilhamento de infraestrutura para levar banda larga aos erviços públicos em diversos municípios gaúchos. O termo prevê que o objetivo principal é otimizar os recursos de telecomunicações, permitindo a redução de seus respectivos custos operacionais, visando também viabilizar a estruturação da InfoVia RS. Atualmente, apenas 26 municípios contam com este tipo de serviço de internet, mas a ideia do projeto é ampliar este total o mais depressa possível. O foco deste projeto é a interligação de órgãos governamentais, como as áreas de saúde e segurança, e na educação, por meio das escolas públicas.

A CEEE participa do processo com a cedência de um par de cabos de fibra ótica de suas linhas de transmissão e ainda permitirá a instalação de equipamentos necessários à estruturação da banda larga nos prédios de subestações da Companhia pelo interior do Estado. Em contrapartida, receberá o acesso à rede estadual de telecomunicação, melhorando a velocidade da internet em subestações e áreas de atendimento ao cliente. Neste primeiro momento, o serviço será disponiblizado à zona Sul do Estado, mas até o fim de 2012 o projeto deverá ser ampliado também para as demais regiões.

Para o presidente do Grupo CEEE, Sergio Souza Dias, a assinatura concretiza essa união de esforços para melhorar a prestação de serviços e o atendimento à sociedade gaúcha. “A CEEE oferecerá sua estrutura para ajudar nesse processo e vai contar com mais qualidade na transmissão de dados e na comunicação entre as unidades da Companhia no interior do Estado”, analisou. O presidente da Procergs, Carlson Janes Aquistapasse, reforçou a importância dessa ação na prestação dos serviços. “Atualmente, temos uma primeira experiência em Bagé e Pelotas; e vamos dar andamento na zona Sul do Rio Grande, mas o plano é conseguir alcançar todo o Estado até o fim deste ano”, relatou. Já a secretária de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro, afirmou que a trata-se não só de um momento de modernização, mas também de racionalização de custos. “Vai garantir a transparência e a ampliação do diálogo, permitindo cumprir uma das principais metas do governo, que é a democratização da informação”, projetou.

O documento, agora, vai para anuência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), uma vez que a fibra ótica da CEEE a ser utilizada é de propriedade da concessão, precisando, portanto, de uma autorização do órgão regulador para ser cedida.

A CEEE e a InfoVia:

Cede um par de fibras óticas entre Porto Alegre e Pelotas.

A empresa possui 1,2 mil quilômetros de cabos de fibras óticas em todo o Estado.

Nos próximos três anos, a ideia é implantar mais 1,5 mil quilômetros, fechando o anel de fibra ótica da CEEE no território gaúcho. O investimento pode chegar a R$ 150 milhões.