Notícias CEEE

CCCEV sedia evento com autoridades internacionais sobre ética nas ciências

Informações no site da Escola de Saúde Pública: www.esp.rs.gov.br.

Por admin / Publicado: 05/08/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) sedia, nos dias 21 e 22 de agosto, o "I Seminário Internacional Ética nas Ciências: Limites e Possibilidades da Bioética nas Demandas Públicas e nos Direitos Humanos no Contexto da Sociedade Contemporânea", uma promoção da Escola de Saúde Pública (ESP), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Saúde. Com o objetivo de criar um fórum permanente sobre ética na perspectiva das demandas públicas e direitos humanos e ainda consolidar um espaço, tanto nacional como internacional, para o avanço do debate sobre a ética no contexto da sociedade contemporânea, o evento ocorre das 9h às 18h no Auditório Barbosa Lessa, 4º andar do CCCEV, localizado na rua dos Andradas, 1223, no centro da capital gaúcha. Na oportunidade, haverá intercâmbio entre professores, pesquisadores e alunos visando ampliar a discussão sobre a ética. O evento acontecerá no Auditório do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, na Rua dos Andradas 1223, centro de Porto Alegre.

De acordo com a Diretora da Escola de Saúde Pública (ESP), Sandra Regina Martini Vial, no contexto de uma sociedade contemporânea, debater sobre a Ética, Demandas Públicas e Direitos Humanos é fundamental à formação acadêmica e profissional de uma comunidade compromissada. Ela lembra que o Rio Grande do Sul foi pioneiro em relação ao ensino acadêmico do tema da Bioética por meio da primeira disciplina no Brasil sob a coordenação do Professor Dr. Clotet na PUC/RS, em 1988.

Sandra Vial ressalta que o direito à saúde é um dos mais fundamentais aos seres humanos. "Isso significa que não é possível promovê-lo sem que condições socioeconômicas mínimas sejam garantidas. A falta de garantias para a manutenção e a ampliação desses direitos provoca um contexto de desigualdades a serem parcialmente compensadas pela atuação das políticas públicas em consonância com iniciativas dos grupos de defesa dos direitos humanos e das entidades não-governamentais", afirmou.

O evento conta com o apoio da UNESCO no Brasil, da Fapergs, da Ajuris, da FEMP (Fundação Escola Ministério Público), da UERGS, do Banrisul, do Grupo CEEE, da Sulgás e da Unisinos.

Entre outros convidados para o evento, destacam-se o professor e assessor do governo italiano nos temas de direito e criminologia, Massimo Pavarini, da Universidade de Bolonha, na Itália; a professora Teresa Picontó Novales, da Universidade de Zaragoza, na Espanha; a professora Virginia Zambrano, da Universidade Degli Studi di Salerno, na Itália; o professor Manuel Calvo García, membro da Comissão Executiva do Comitê Científico de Sociologia do Direito e da Associação Internacional de Sociologia Jurídica, na Espanha; o professor Renato de Oliveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o professor Marcos Rolim, Assessor do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul e Professor do IPA; a professora Sandra Regina Martini Vial, da Universidade Vale do Rio dos Sinos. Informações no site www.esp.rs.gov.br ou pelo e-mail seminariointernacionaleticanascienciais@saude.rs.gov.br

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde