Notícias CEEE

CCCEV faz programação especial no dia do aniversário

Atividade marca os 111 anos de nascimento do escritor Erico Verissimo e os 14 anos do espaço cultural mantido pelo Grupo CEEE

Por admin / Publicado: 15/12/2016 Última modificação: 18/10/2019 16h29

Compartilhar

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) comemora neste sábado, 17 de dezembro, 14 anos de fundação, data em que também celebra os 111 anos do nascimento do autor gaúcho que empresta seu nome ao espaço, mantido pelo Grupo CEEE e localizado na Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre.

Para marcar a data, o CCCEV exibe, no Auditório Barbosa Lessa (4º andar do CCCEV), a partir das 15h do sábado dois filmes. Um deles é a mais recente adaptação da obra de Erico para as telonas, a animação infantil brasileira “As Aventuras do Avião Vermelho”. O outro é o primeiro filme realizado a partir da obra do célebre escritor nascido em Cruz Alta no ano de 1905, o argentino “Mirad Los Lirios Del Campo” (1947), que foi especialmente traduzido e legendado para a ocasião. O roteiro original de Tulio Demicheli e Mariano Perla encontra-se no Museu do Cinema de Buenos Aires.

Após os filmes, será realizada uma Roda de Conversa com os diretores de "As aventuras do Avião Vermelho", José Maia e Frederico Pinto. Na atividade, marcada para 19h no mesmo local, eles falarão sobre os desafios da adaptação. Participam a professora e doutora em Teoria Literária, Márcia Ivana de Lima e Silva, e o professor de Literatura Brasileira da UFRGS, Sergius Gonzaga, que irão contextualizar o romance “Olhai Os Lírios do Campo”, ao lado de Márcio Soares dos Santos, pesquisador que doou para o acervo do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo a obra cinematográfica resgatada em uma loja de filmes antigos, no Centro de Buenos Aires.

Dirigido por Ernesto Arancíbia, “Mirad Los Lirios Del Campo” estreou em 25 de dezembro de 1947 e teve como protagonistas Irma Córdoba, Francisco de Paula, José Olarra, Enrique de Rosas e Silvana Roth. A crítica da época considerou o filme “construcción técnica impecable” (Calki), “calidad honrosa para el cine argentino” (La Prensa) e “realización despareja” (La Nación). A Academia de Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina outorgou o prêmio Cóndor Académico de melhor partitura musical de 1947 a Julián Bautista por este filme.

Serviço:

O quê: Celebração 111 anos de Erico Verissimo e 14 anos de CCCEV (Centro Cultural CEEE Erico Verissimo).

Como: Exibição gratuita dos filmes “As Aventuras do Avião Vermelho” e “Mirad Los Lirios Del Campo”, seguida de roda de conversa.

Onde: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo – Rua dos Andradas, 1223 – Centro Histórico – Porto Alegre.

Quando: 17/12 – 15h: exibição dos filmes. 19h: Roda de Conversa.

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde