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ANEEL realiza pesquisa de Satisfação com clientes residenciais

Por limeira / Publicado: 03/12/2020

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As entrevistas para a 21ª edição da pesquisa que apura o Índice Aneel de Satisfação do Consumidor Residencial 2020 (IASC) iniciaram no dia 17 de novembro e seguem até 03 de março de 2021. Nesse período, clientes de 13 municípios da área de concessão da CEEE Distribuição receberão a visita de um pesquisador contratado pela empresa Qualitest Ciência e Tecnologia Ltda. Esses profissionais estarão identificados com crachá com foto e, em virtude da pandemia, estarão observando todas as cautelas sanitárias recomendadas, tais como uso obrigatório de máscara, distanciamento e álcool em gel. Além disso, os deslocamentos das equipes de campo serão realizados, prioritariamente, com veículo de uso exclusivo de cada grupo de entrevistadores.

Os clientes que receberem os pesquisadores poderão checar o nome completo e o CPF do profissional que o estiver abordando em uma listagem disponível para os teleatendentes da Aneel, entrando em  contato pelo número 167. Persistindo a dúvida quanto à realização da pesquisa, o cliente poderá entrar em contato com a coordenação do processo, em Brasília, pelo telefone fixo: (61) 2192 8915, em horário comercial. Fora desse horário, as dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: pesquisa_iasc@aneel.gov.br.

Em todo o Brasil serão aplicados 29.098 questionários nos 612 municípios sorteados nas áreas de concessão e de permissão das 104 distribuidoras de energia elétrica. Os municípios sorteados na área de concessão da CEEE Distribuição foram Alvorada, Arroio Grande, Bagé, Camaquã, Caraá, Charqueadas, Dom Feliciano, Guaíba, Pelotas,  Porto Alegre, Rio Grande, Torres e Três Cachoeiras.

Saiba mais sobre o IASC

O Iasc é um indicador que permite avaliar a satisfação do consumidor residencial com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica. O índice é obtido anualmente a partir de pesquisa amostral realizada com consumidores de todas as distribuidoras, concessionárias e permissionárias, que atuam no território nacional. São realizadas cerca de 27.000 entrevistas, que avaliam cinco variáveis: qualidade percebida; valor percebido (relação custo-benefício); satisfação global; confiança no fornecedor e fidelidade. As distribuidoras mais bem avaliadas pelos consumidores na Pesquisa Iasc serão reconhecidas no Prêmio ANEEL de Qualidade, que  é concedido às concessionárias que recebem as notas mais altas de acordo com categorias de região e porte de mercado. Essas empresas recebem troféu, certificado e um selo que pode ser aplicado nas faturas de energia elétrica e no material de comunicação institucional. Os resultados do Iasc são utilizados para subsidiar o aprimoramento dos instrumentos regulatórios e a priorização das ações de fiscalização. Outras informações sobre o assunto podem ser conferidas no site da Aneel.

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