Notícias CEEE

Aneel fixa reajuste médio da CEEE Distribuição em 14,57%

Reajuste, que entra em vigor dia 25, foi aprovado na reunião pública da Aneel nesta terça-feira, dia 22.

Por admin / Publicado: 21/10/2013 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, em reunião pública, realizada nesta terça-feira, 22, o reajuste tarifário da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D). A definição aconteceu após a realização de audiências públicas e reuniões com diversos setores da sociedade, inclusive com representantes dos consumidores. Após as análises técnicas, a Aneel fixou as novas tarifas. O reajuste varia entre 13,30% e 16,61%, com efeito médio de 14,57% e entrarão em vigor a partir da próxima sexta-feira, 25.

Ao calcular os índices de reajuste, a Aneel considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Para o presidente da CEEE, Gerson Carrion, o reajuste compensa parcialmente a redução tarifária do mês de fevereiro, que foi em média 18,97%. “O percentual que ficou acima da inflação é basicamente todo resultante da chamada parcela A, que se refere à compra de energia e a encargos setoriais. É importante lembrar que as condições dos reservatórios levaram o Operador Nacional do Sistema (ONS) a acionar as térmicas, deixando a energia mais cara para as distribuidoras e isso foi levado em conta pela Aneel para reajustar a tarifa”, avaliou.

A CEEE Distribuição atende 1,5 milhão de unidades consumidoras em 72 municípios das regiões Metropolitana (incluindo a capital), Campanha, Centro Sul, Sul, Litoral Norte e Litoral Sul do Estado.

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde