Notícias CEEE

ANEEL concede reajuste médio de 6,52% nas tarifas da CEEE Distribuição

Veja no gráfico a composição da tarifa de energia elétrica para uma fatura de R$ 100,00

Por admin / Publicado: 20/10/2015 Última modificação: 18/10/2019 16h28

Compartilhar

A Diretoria da da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste tarifário anual da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D), cujo efeito médio será de 6,52%. A decisão, que passa a vigorar a partir deste domingo, 25, ainda não foi publicada no Diário Oficial da União. O reflexo integral será sentido pelos consumidores na fatura de energia elétrica do mês de dezembro, uma vez que no primeiro mês de faturamento (novembro/2015) há uma proporcionalidade da tarifa associada a data da leitura e período de consumo de cada unidade consumidora.

O reajuste varia entre 7,78% para os clientes de alta tensão (Grupo A) e 5,82% para os clientes de baixa tensão. Segundo dados da Aneel, a Agência considera no cálculo a variação de custos que a concessionária teve no ano, incluindo despesas típicas da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais. Dois fatores importantes estão presentes na apuração do percentual  do reajuste: o preço de compra da energia  negociada na Câmara de Comercialização de Energia e a variação cambial, já que a energia de Itaipu é comprada no valor do dólar do dia.

A CEEE Distribuição atende 1,6 milhão de unidades consumidoras em 72 municípios das regiões Metropolitana, onde está incluída a capital do Estado, Campanha, Centro Sul, Litoral Norte e Litoral Sul do Estado.

Gráfico com composição da tarifa para uma fatura de R$ 100,00