Notícias CEEE

Amor à vida- Erico Verissimo 100 anos volta ao CCCEV

Mostra integrou o centenário de Erico Verissimo em 2005.

Por admin / Publicado: 10/02/2010 Última modificação: 18/10/2019 16h26

Compartilhar

“É por um enorme amor à vida que a gente faz arte. Multiplico minha vida na criação da dos outros”. O teor desta declaração do escritor Erico Verissimo, datada de 1973, é o mote da exposição itinerante Amor à Vida – Erico Verissimo 100 anos, a qual foi atração em uma série de cidades, em 2005, e pode ser novamente conferida no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) até o dia 6 de março. Com design gráfico de Nico Rocha e Ceres Storchi, a curadora da exposição, montada em estrutura auto-portante com 24 painéis, foi a professora de História da PUC-RS, Elizabeth Rochadel Torresini. Há cinco anos, a mostra, seguida por palestra sobre o escritor, passou por várias cidades do Estado, Montevidéu (Uruguai) e Brasília, onde esteve sediada no Salão Negro do Senado Federal de 24 de agosto a 3 de setembro daquele ano.

 

Com uma biografia na qual a constância da casa consistiu em principal fio condutor, a exposição é dividida em A Casa Recebida, cujo eixo é a infância e o universo da família de Erico; A Casa Perdida, a qual versa sobre a dor imensa provocada pela separação dos pais, em 1922, A Casa Procurada, trecho que apresenta seu relacionamento com a esposa Mafalda, os filhos, amigos, livros, leitura, o trabalho e a escrita e, por fim, a Reconquista da Casa – a mesma de Cruz Alta, renovada em Porto Alegre. Realizado pelo CCCEV e patrocinado pelo Grupo CEEE, Amor à Vida fora uma das atrações do centenário de Erico, intitulado Algumas Luzes Nunca se Apagam. Naquele ano de 2005, o CCCEV sediou e ofereceu as principais ações em homenagem ao escritor. A exposição é composta por painéis fotográficos, trechos de textos do escritor e desenhos, apresentados por meio de quatro eixos principais. Amor à Vida está sediada na sala O Arquipélago, no primeiro andar do CCCEV. No mês de fevereiro, o horário de visitação do CCCEV é de segundas a sextas-feiras, das 10h às 19h. Em março, o Centro Cultural volta a funcionar de terças a sextas-feiras, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 18h. A entrada é franca. O CCCEV estará em recesso nos dias de Carnaval, retomando suas atividades às 12h da próxima quarta-feira (17 de fevereiro).

 

 

O que: exposição Amor à Vida – Erico Verissimo 100 anos

Quando: até 6 de março

Quanto: entrada franca

Onde: Sala O Arquipélago, no 1º andar do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, (Rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre)

Patrocínio: Grupo CEEE

Realização: CCCEV

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde