Notícias CEEE

Alunos do CEFET visitam Divisão de Telecomunicações do Grupo CEEE

Uma turma esteve em visita nesta sexta-feira, 05, e outra conhecerá as instalações do setor na próxima semana, dia 10.

Por admin / Publicado: 03/10/2007 Última modificação: 18/10/2019 16h25

Compartilhar

O Grupo CEEE recebeu na manhã de hoje, na sede da empresa, em Porto Alegre, 28 alunos formandos do curso Técnico em Sistema de Telecomunicações, do Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET) de Pelotas, que vieram conhecer a Divisão de Telecomunicações. O objetivo da instituição de educação é proporcionar aos alunos uma integração escola/empresa, através do conhecimento geral da infra-estrutura de telecomunicações, utilizada pela Companhia. Durante o encontro, os formandos assistiram uma apresentação geral sobre o sistema de telecomunicações e presenciaram demonstrações de testes em fibras ópticas. Houve, ainda uma visita à sala de equipamentos de telecomunicações. Na próxima quarta-feira, 10, outra turma de formandos do CEFET, vem a capital cumprir a mesma programação.

A Divisão de Telecomunicações tem por objetivo garantir a melhor qualidade e maior disponibilidade dos serviços de telecomunicações do Grupo CEEE, serviço que iniciou na empresa em 1950 e foi se modernizando ao longo dos anos. O primeiro equipamento de telecomunicações instalado foi um Carrier AEG (tráfego de dados, via linhas de transmissão) na região de Candiota, onde a CEEE operava usinas termelétricas. Em 1964, foi criada a seção de rádios AM SSB e Telefonia em Alta Freqüência (TAF), com a instalação de um TAF entre Candiota e Pelotas, na época o único canal de telefonia do município de Bagé.

Atuação iniciou nos anos 50

Em 1975, é instalado o serviço de microondas e supervisão da Usina de Passo Real e Teletipo, com a entrada em funcionamento da Central de Trânsito, que tinha por objetivo fazer a comunicação entre todos os setores Companhia. Logo depois, é implantado, o sistema Digital da América do Sul, via microondas e UHF. Nesse período, começa a operar, também, o telecomando da Hidrelétrica de Passo Real, primeira Usina da CEEE e da América do Sul a possuir essa tecnologia. Em 1982, surge o rádio digital e o primeiro estudo sobre fibra óptica, ligando todas as subestações e agências de Porto Alegre. No ano de 1985, é instalada a central digital da empresa. Uma importante modernização ocorreu em 1995, quando foi implantado o sistema de telecomando de subestações da área de Distribuição, via rádio modem. Outro marco aconteceu em 1999, com a instalação da primeira fibra óptica da CEEE, na Linha de Transmissão entre São Borja x Santa Rosa de 230 quilovolts, integrante do projeto PINO (Projeto de Interligação Norte e Oeste), na região das missões. O ano de 2004 marca o fim da instalação da fibra e dá início ao projeto de rádios em banda larga e rede Giga Bit. Em 2006, surge o primeiro PLC (Tecnologia Power Line Communications) digital banda larga na Subestação Porto Alegre 14 Restinga, o telecomando de chaves de poste Porto Alegre e o sistema de rádio Banda Larga Spread.

Foto: Beto Rodrigues