A CEEE
Instituto Equatorial inaugura Casa Prospera no Rio Grande do Sul e reforça compromisso com o empreendedorismo local
Por DANIEL PINHEIRO FAVERO / Publicado: 18/06/2025
Compartilhar
Na manhã desta terça-feira (18), o Instituto Equatorial, em parceria com o Instituto BR, inaugurou oficialmente a Casa Prospera Rio Grande do Sul, no bairro Farrapos, em Porto Alegre. A cerimônia de abertura reuniu autoridades públicas, lideranças do Grupo Equatorial e moradores da região, marcando o início de uma nova fase para o empreendedorismo local.
Localizada na Rua Frederico Mentz, 241, a unidade funcionará como um centro de capacitação e apoio para empreendedores da comunidade, com foco em cursos gratuitos, consultorias e oficinas voltadas à geração de renda e à inovação nos negócios. O espaço faz parte do Projeto Prospera, que já está presente em outros estados onde o Grupo Equatorial atua.
Durante o evento, a coordenadora do Instituto Equatorial, Janaína Ali, destacou a força da economia criativa como incentivo ao empreendedorismo. "São iniciativas fundamentais para que cada vez mais a gente possa dar importância a ações que fomentam os negócios locais, promovam a inclusão social e fortalecem os pequenos negócios que são a base da economia de muitas comunidades”.
O assessor de relações institucionais da CEEE Equatorial, Júlio Hofer ressaltou a relevância da iniciativa para a população empreendedora afetada pelas enchentes.“A Casa Prospera nasce com o propósito de transformar vidas. Queremos oferecer às pessoas ferramentas concretas para que possam impulsionar seus negócios, conquistar autonomia financeira e promover mudanças reais em suas comunidades”.
Estiveram presentes também representantes de entidades parceiras do projeto e representações políticas. O secretário adjunto Municipal de Cultura de Porto Alegre, Fábio Bandeira Machado, comemorou a iniciativa que também dá espaço para empreendedorismo cultural.
“Se todos estão juntos pelo projeto não tem como não dar certo. Parabéns ao Instituto Equatorial e ao Instituto BR por uma iniciativa que dá visibilidade e autonomia para todos”, afirmou.
Desenvolvimento Sustentável
A chegada do projeto ao Rio Grande do Sul representa a ampliação do compromisso social do Grupo Equatorial, por meio da CEEE Equatorial, com foco no desenvolvimento sustentável e na inclusão produtiva em territórios de alta vulnerabilidade social.
A nova unidade oferecerá mais de 400 atendimentos ao longo do ano, abordando temas como marketing digital, gestão financeira e inovação em modelos de negócio. Também estão previstas consultorias semanais com especialistas para atendimento individualizado.
O local onde foi instalada a casa é considerado estratégico por estar no coração de um bairro onde a população foi duramente atingida pela enchente. “É um ponto estratégico para o desenvolvimento do bairro e para a retomada pós-enchente. Isso mostra que, sim, a gente pode desenvolver o nosso território a partir do empreendedorismo, num ciclo virtuoso. Então, aqui vai ser uma referência para a nossa região”, afirmou o coordenador da Casa Prospera no Rio Grande do Sul, Brunno Mattos.
Com a inauguração da Casa Prospera, as atividades já começam na semana que vem. A abertura das inscrições e detalhes do projeto serão divulgadas nas redes sociais do Instituto Equatorial e da Casa Prospera no Rio Grande do Sul. Com iniciativas como essas, o Instituto Equatorial reafirma sua missão de promover o crescimento econômico por meio do empreendedorismo, contribuindo ativamente para um futuro mais justo e com mais oportunidades para todos.