A CEEE
CEEE Equatorial recebe visita da ANEEL
Por DANIELLE BRITES RODRIGUES / Publicado: 14/02/2025
Compartilhar
Nesta quinta-feira (13), a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) esteve reunida com o presidente do Grupo Equatorial, Augusto Miranda, com o diretor corporativo de Regulação e Mercado do Grupo Equatorial, Cristiano Logrado, e com executivos da CEEE Equatorial na sede da Distribuidora, em Porto Alegre.
Durante a visita, o presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera, e o gerente de Regulação e Mercado da CEEE Equatorial, Lázaro Serra Soares Filho, compartilharam os investimentos feitos pela empresa desde que assumiu a concessão, em 2021, e os desafios enfrentados perante os eventos climáticos extremos já vivenciados. “Este momento permitiu um maior nível de conhecimento dos desafios da concessão e a percepção das evoluções implementadas ao longo da gestão Equatorial”, afirmou o gerente.
Após o tour feito na sede da Distribuidora, os membros da Equatorial acompanharam o diretor da ANEEL Fernando Luiz Mosna Ferreira da Silva e o assessor Felipe Maruff Dib até a nova subestação Porto Alegre 17, no bairro Jardim Itu. De acordo com Barbanera, o investimento de R$ 25 milhões no local promove a melhoria do fornecimento para quase 130 mil clientes da região.
A próxima parada foi o Mercado Público da capital, fortemente afetado pelas enchentes de maio do ano passado. No local, os membros da ANEEL visualizaram as marcas que indicam até onde as enchentes de 1941 e de 2024 atingiram o Centro de Porto Alegre.
Por fim, a diretoria da ANEEL esteve presente na ação de sorteio de geladeiras na Ilha da Pintada, local severamente atingido pela enchente de maio. "Nós somos uma empresa privada que presta um serviço público para a população. E por meio de um projeto como esse, que só é possível com a liberação de recursos pela ANEEL, nós podemos também beneficiar a população que foi tão castigada com a enchente de maio do ano passado no Rio Grande do Sul", afirmou Barbanera.
A iniciativa do Projeto de Grande Relevância foi aprovada pela banca do Comitê de Crise da ANEEL e já beneficiou mais de 2,2 mil famílias com geladeiras novas e mais eficientes, que permitem a redução de até 50% do consumo de energia.
“Foi muito importante conhecer os projetos da CEEE Equatorial e ver o ela tem feito no Rio Grande do Sul, especialmente depois da enchente que acometeu os gaúchos. Compreendemos a extensão das ações que têm sido realizadas pela distribuidora para dar ao consumidor a qualidade de energia que ele precisa”, finalizou Mosna.