Notícias CEEE

A CEEE

CEEE Grupo Equatorial apresenta piquete sustentável no Acampamento Farroupilha 2022

Materiais que seriam descartados foram utilizados para compor espaço localizado na área de convivência, na região central do evento. Acampamento também sedia primeira edição do projeto E+ Reciclagem.

Por mauro.carneiro / Publicado: 05/09/2022 Última modificação: 03/11/2022 18h21

Compartilhar

A CEEE Grupo Equatorial, uma das empresas patrocinadoras apresenta do Acampamento Farroupilha 2022, abriu o baú para criar seu piquete, localizado na praça principal do maior evento da cultura gaúcha.

Os 132m² do ambiente guardam recantos e detalhes que levam a uma viagem ao passado. Peças antigas, como máquinas de costura, ferros de passar pesados, lampiões, cadeiras de madeira, balanças típicas dos bolichos e rodas de carreta, compõem o local. Na criação, foram utilizados elementos garimpados no depósito da companhia de energia, como bobinas, transformadores, cruzetas e postes. Uniformes utilizados pelos eletricistas, que seriam descartados, também foram reaproveitados para a confecção das saias das prendas que recepcionam quem chega ao local para um mate.

“Para a CEEE Grupo Equatorial, a participação e a presença no Acampamento Farroupilha marca um ano da chegada do grupo ao Rio Grande do Sul e nosso definitivo engajamento nas coisas e nas necessidades do povo daqui”, atesta Fabrizio Bopp Panichi, Executivo da Gerência Corporativa de Comunicação Externa, Marketing e Sustentabilidade da companhia de energia. “No acampamento temos a oportunidade de reunir a cultura e a sustentabilidade, dois temas bastante importantes para a empresa, e de recebermos clientes e público em geral em um espaço agradável de convivência.” O piquete também conta com a equipe de relacionamento da CEEE Grupo Equatorial para orientações, das 10h às 21h. 

Materiais reaproveitados

Os seguintes materiais foram reaproveitados no piquete da CEEE Grupo Equatorial:

- Transformadores viraram floreiras na decoração do ambiente da entrada;

- Postes de madeira foram utilizados na construção e estrutura do piquete;

- Cruzetas serviram para montar a sacada de entrada (cruzeta é o local do poste em que os fios são presos);  

- Bobinas de Fios (foto) foram reaproveitados como mesas, unificando o ambiente com uma pegada gaudéria e amadeirada;

- Isoladores de vidro e cerâmica estão nas luminárias e lustres (isoladores são dispositivos que isolam eletricamente as linhas de transmissão de alta tensão e sustentam mecanicamente os cabos aéreos de transporte de energia fixados nas estruturas metálicas);

- Uniformes em desuso foram reaproveitados para a confecção das saias e adereços das prendas que recepcionam os visitantes.  

E+ Reciclagem 

No Acampamento Farroupilha, a CEEE Grupo Equatorial também promove a pré-estreia do projeto E+Reciclagem no Rio Grande do Sul, sucesso em outras praças do Grupo Equatorial.  Até 20 de setembro, os visitantes do acampamento poderão deixar seus resíduos de plástico, papel e alumínio no caminhão do projeto, estacionado na entrada do parque voltada para o lado da orla. O material reciclável arrecadado será doado à Cooperativa de Educação Ambiental e Reciclagem (CEAR Sepé Tiaraju), localizada no 4º Distrito de Porto Alegre.

Em breve, o E+ Reciclagem entrará em atividade em toda a área de concessão da CEEE Grupo Equatorial (região Metropolitana, Litoral Norte, Litoral Sul, Sul, Centro Sul e Campanha). Clientes da distribuidora de energia ganharão descontos na conta de luz conforme a quantidade e o tipo de resíduo levado aos futuros postos de arrecadação, que serão instalados nas cidades. 

Exposição fotográfica Interiores, de Eduardo Rocha 

No piquete da CEEE Grupo Equatorial, fotos da exposição Interiores, de Eduardo Rocha, ocupam um recanto, com cenários, paisagens e habitantes da campanha gaúcha. Natural de Dom Pedrito, Eduardo Rocha tem vivência pessoal ligada à fronteira do Estado com o Uruguai e desenvolve trabalhos na área da fotografia e do vídeo inspirados em temas regionalistas. A exposição completa está em cartaz no Espaço Cultural Força e Luz, na Rua dos Andradas, Centro Histórico de Porto Alegre, mantido pela empresa. 

Bicicleta Elétrica “Gerador Humano” 

O Museu de Ciências e Tecnologia da PUC-RS também contribuiu com o piquete da CEEE Grupo Equatorial e levou o experimento “Gerador Humano” ao espaço, que acende luzes conforme o pedalar. O equipamento vai relacionando as pedaladas com a geração da energia respectiva para abastecer, por exemplo, uma geladeira. 

 

Últimas Notícias

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Mutirão Pelo Cliente Todo Dia chega a Arroio do Sal

Categoria
A CEEE
Data
08/04/2024

Bandeira tarifária para o mês de abril segue verde