A CEEE
CEEE Equatorial leva energia elétrica para duas aldeias indígenas do RS
Por DANIEL PINHEIRO FAVERO / Publicado: 27/11/2024
Compartilhar
A CEEE Equatorial está levando energia para moradores de duas aldeias indígenas nas cidades de Mariana Pimental e Viamão. São 39 famílias que estão sendo beneficiadas não apenas com o acesso à energia de qualidade, mas também com toda a instalação padronizada dentro das moradias.
A primeira comunidade beneficiada foi a de Mbyá-Guarani Tekoa Mirim, localizada no município de Mariana Pimentel. A CEEE Equatorial fez 20 instalações padronizadas levando cabeamento, instalando postes, fiação e medidores para cada uma das residências.
De acordo com o cacique Mbyá-Guarani Tekoa Mirim, Arthur Souza, cerca de 27 famílias vivem na aldeia. Eles cultivam aipim, milho e melancia para consumo próprio. E agora com a chegada da energia, os habitantes vão ganhar qualidade de vida.
“Muita gente não tinha como ter geladeira, freezer, que é muito importante para aldeia. Agora muito mais gente vai poder ter água gelada em casa, e conservar melhor os alimentos”, disse o cacique.
Além de levar a eletricidade até às casas, a distribuidora fez também toda a instalação elétrica dentro das residências com a colocação de tomadas, interruptores e suporte para lâmpadas.
Os clientes que tiveram a energia ligada também foram incluídos no programa Tarifa Social, que dá desconto no valor da conta para a população de baixa renda.
A maior parte do trabalho em Mariana Pimental foi concluído nesta semana. Também já foi iniciada a obra para levar energia a outra aldeia, a Pindo Mirim, localizada em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, onde mais 19 famílias vão ser beneficiadas.
“Esse trabalho está alinhado com o nosso compromisso de atender às necessidades das comunidades e promover inclusão energética”, explica o analista do Programa de Eficiência Energética da CEEE Equatorial, Jonatan Silva.
O acesso dos moradores de ambas as aldeias atendeu um pedido feito pela Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) - por meio de ofício enviado pelo Ministério Público Federal – dentro do programa “Luz Para Todos”, do governo federal, criado para ampliar o acesso à energia elétrica, principalmente, a comunidades que vivem em áreas rurais.