A CEEE

Programa de Integridade (Compliance)

O Programa de Integridade da CEEE-D e da CEEE-GT consiste em um conjunto de ações contínuas para o cumprimento das leis e dos regulamentos estabelecidos para as nossas atividades, bem como para o aprimoramento do processo de prevenção, detecção e tratamento de inconformidades.
Ele parte do estabelecimento de um ambiente de gestão, com o comprometimento da alta administração e da independência, estrutura e autoridade das instâncias internas responsáveis pela sua aplicação e fiscalização.
A partir daí, o conjunto de práticas e mecanismos que dão efetividade ao Programa de Integridade, incluem a análise periódica de riscos, que orienta todas as demais ações do Programa, a definição e implantação de políticas e procedimentos, a comunicação e treinamento e, por fim, o seu monitoramento, com medidas de remediação e aplicação de penalidades, quando identificados desvios.
Abaixo, você pode consultar detalhes sobre nosso Programa de Integridade, acessar nosso Canal de Denúncias e ainda obter informações sobre nossos compromissos e nossas práticas quanto à Proteção de Dados e Privacidade.

 

Gestão de Riscos e Controles Internos

Base do Programa de Integridade da CEEE-D e da CEEE-GT, a Gestão de Riscos e Controles Internos busca identificar, avaliar, tratar e monitorar os eventos que representem ameaças potenciais aos nossos objetivos estratégicos.
Seguindo a metodologia COSO ERM, tais eventos são mapeados e têm suas causas e possíveis impactos identificados, são avaliados quanto ao nível de risco que podem representar e são categorizados conforme a sua natureza, o que permite a priorização e a adoção de respostas adequadas para a sua mitigação.
A utilização do método permite, ainda, que a CEEE-D e a CEEE-GT segmentem as ameaças que, no contexto do Programa de Integridade, exigem cuidados redobrados. É o caso dos riscos de corrupção ou fraude.
Para estas ameaças as Companhias (CEEE-D e CEEE-GT) adotam medidas específicas, como a Política Anticorrupção, o Código de Ética, a manutenção dos Comitês de Ética e a manutenção de um Canal de Denúncias.
Você pode conhecer mais sobre nossas práticas consultando o conteúdo a seguir e acessando a íntegra da Política de Gestão de Riscos e Controles Internos da CEEE-D e da CEEE-GT.

 

Código de Ética

A CEEE-D e a CEEE-GT estabelecem, através do Código de Ética, diretrizes para a conduta requerida de todos os dirigentes, empregados e partes interessadas, independente da área de atuação e do nível hierárquico ocupado.
Para saber mais, consulte a íntegra do Código de Ética da CEEE-D e da CEEE-GT.

 

Política Anticorrupção

Através das Políticas Anticorrupção da CEEE-D e da CEEE-GT, reforçamos nosso compromisso em agir de forma correta, com ética e integridade nas relações internas e externas, e estabelecemos diretrizes para assegurar que empregados e terceiros observem os requisitos das Leis Anticorrupção aplicáveis.
As referidas Políticas declaram ainda o compromisso da CEEE-D e CEEE-GT em assegurar sigilo e confidencialidade às pessoas que realizarem denúncias através do canal independente que disponibilizam, bem como assegurar que não haverá qualquer forma de retaliação ao denunciante de boa fé.
Para saber mais, acesse a íntegra da Política Anticorrupção da CEEE-D e da CEEE-GT.

 

Comitês de Ética

Os Comitês de Ética da CEEE-D e da CEEE-GT atuam para reforçar a aplicação do Código de Ética. Vinculados aos respectivos Conselhos de Administração das Companhias, constituem a instância máxima para dirimir questões que envolvam dilemas éticos e operam diretamente na apuração de denúncias recebidas que envolvam tais aspectos.
Ambos os Comitês (CEEE-D e CEEE-GT) são compostos por três empregados nomeados pelas alta administração das Companhias, e atuam em conformidade com Regimento Interno, reunindo-se regularmente e atuando do início ao fim da apuração de todos os casos de sua competência.
Para o envio de denúncias de práticas irregulares ou consideradas ilegais e contrárias aos valores e princípios éticos, a CEEE-D e a CEEE-GT disponibilizam Canal de Denúncias independente.

 

Canal de Denúncias

O Canal de Denúncias é uma forma de ampliar nosso comprometimento com a transparência e a ética. O canal independente está disponível para os públicos externo e interno da CEEE-D e da CEEE-GT. Nele você pode formular denúncias sobre:
• Fraude
• Corrupção
• Lavagem de dinheiro
• Assédio
• Discriminação
• Segurança, Meio Ambiente e Saúde
• Outras irregularidades

As Companhias asseguram o sigilo e a imparcialidade no tratamento de todas as denúncias recebidas.
Para realizar uma denúncia, acesse httpp://www.0800brasil.com.br/ceee.

 

Proteção de Dados e Privacidade

A CEEE-D e a CEEE-GT atendem aos aspectos legais e adotam boas práticas e tecnologias necessárias para a proteção de dados e a privacidade.
Para consultar nossas políticas e termos de privacidade, saber como tratamos seus dados, saber como atendemos à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), quais são e como acessar seus direitos, acesse nossa página Proteção de Dados e Privacidade.  

 

Carta Anual de Políticas Públicas e de Governança Corporativa

Esta Carta anual contém as principais informações de governança da CEEE-D e da CEEE-GT, em conformidade com o art. 8º, inciso I, III e VIII, da Lei 13.303, de 30 de junho de 2016.

Ela é destinada ao público em geral e reúne, de forma sintética, as principais informações relativas a compromissos com a consecução de objetivos de políticas públicas, atividades desenvolvidas, estrutura de controle, composição e da remuneração da administração da companhia, gestão de riscos e controles internos e dados econômico-financeiros.

Esta medida reafirma o compromisso da CEEE com a contínua melhoria de sua governança, bem como alinhamento às melhores práticas do mercado.

Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa 2019 da CEEE-GT

Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa 2019 da CEEE-D

Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa 2018 da CEEE-GT

Carta Anual de Políticas Públicas e Governança Corporativa 2018 da CEEE-D